Marketing na web foi desenvolvido para oferecer informações úteis e dicas importantes sobre o marketing na web 2.0 e dicas para aparecer no google

Mais Informações


PageRank Site no Esquillo Directorio

O que muda com a ampliação no número de domínios na internet?

 

Para o CEO da empresa norte-americana de registro de domínios CentralNic, Ben Crawford, a decisão do ICANN de permitir o uso de praticamente qualquer palavra para designar uma extensão de domínio na internet – substituindo assim o .com, .net., .com.br, .org, entre outros –, representa o início de uma nova era.
 
Em um artigo divulgado no site Mashable, Crawford lembra que a decisão referente aos chamados TLDs (domínios de alto nível) foi tomada depois de seis anos de intensas discussões com a comunidade e abre espaço para que instituições e empresas façam um novo uso da web para divulgar suas marcas, produtos, serviços e até ideologias.
 
“Por que precisamos dessas novas TLDs? A missão do ICANN inclui criar mais escolhas para os consumidores – uma benção para qualquer um que fica frustrado ao descobrir que o domínio ideal para um novo projeto é inviável usando as extensões existentes hoje”, ressalta o especialista.
 
Na prática, para quem tem uma marca, adquirir seu próprio TLD vai representar mais segurança contra phishing, falsificação de domínios e uma gama de outras atividades de plágio comuns na internet. Além disso, a possibilidade de usar a marca no final do endereço da internet permite criar ações de marketing específicas. “Não interessa o nome que você use com seu novo produto ou promoção, com o uso do ‘.marca’, o domínio está disponível sempre”, destaca Crawford.
 
O especialista cita ainda que outro benefício dessa abertura para a criação de qualquer extensão de domínio é o fato dela respeitar as necessidades específicas de determinados países ou línguas em relação ao uso de caracteres especiais na hora de formar o endereço na internet.
 
“Existem, claro, objeções aos novos TLDs”, contrapõe o CEO. Uma delas, segundo ele, refere-se ao custo, calculado em US$ 185 mil para validar o domínio mais os gastos para manter toda a estrutura necessária para suportar os endereços. “Mas a maior objeção atualmente vem de grandes marcas que já gastaram centenas ou milhões de dólares para registrar domínios com o intuito de prevenir que outros os usem”, complementa. Segundo ele, essas empresas perceberam que a proliferação desses novos domínios poderá aumentar ainda mais esse tipo de atividade.
 
A ICANN, por sua vez, disse que para minimizar o risco do uso indevido de domínios vai introduzir regras rígidas, voltadas a proteger os donos das marcas na hora de validação dos TLDs.
 
Ainda segundo Crawford, os interessados em adquirir domínios de alto nível devem iniciar os procedimentos imediatamente, uma vez que isso exige um complexo processo de apresentação de documentos. Ele lembra que uma das exigências para quem quer ter um TLD é responder pela infraestrutura necessária para suportar os endereços, além da apresentação de um plano de negócios e um documento com todas as políticas sobre uso do domínio detalhadas.
 
O ICANN receberá as propostas entre janeiro e abril de 2012. Após uma seleção, os domínios serão publicados e qualquer pessoa que não concordar terá um trimestre para apresentar sua objeção.
 
Assim, o especialista espera que os primeiros endereços usando os novos TLDs só comecem a aparecer nos mecanismos de pesquisa no início de 2013.

 

Veja também:

Órgão aprova uso de qualquer extensão de domínio na internet.

Faltam 3 dias para o Grande GP da Europa.

Impermeabilize rótulos e etiquetas.

0 comentários: