Marketing na web foi desenvolvido para oferecer informações úteis e dicas importantes sobre o marketing na web 2.0 e dicas para aparecer no google

Mais Informações


PageRank Site no Esquillo Directorio

Headmouse

Headmouse e teclado virtual podem ser baixados de graça na internet

Software e webcam transformam boca e olhos de deficiente físico em mouse
Nascido com uma má formação congênita que lhe impede de usar os braços e as pernas, Eduardo George usa o mouse e teclado virtual
O fim do isolamento digital e social dos deficientes físicos. Dois softwares gratuitos – um que transforma a boca e os olhos do usuário em mouse e outro que cria um teclado virtual, também movido pelo rosto – desenvolvidos por uma multinacional espanhola estão derrubando barreiras na vida de pessoas com problemas de motricidade, fazendo com que possam interagir com o mundo, estudar e até trabalhar.É o caso do estudante de jornalismo Eduardo Sousa dos Santos George, 23 anos, que, graças ao Headmouse (mouse de cabeça, em tradução livre) e ao teclado virtual, da Indra, deixou para trás tecnologias menos sofisticadas. Nascido com uma má formação congênita que lhe impede de usar os braços e as pernas, por muito tempo George precisou da ajuda de amigos e familiares para usar o computador. Para digitar seus trabalhos de faculdade, ele usava uma vareta de plástico na boca para teclar e o queixo para clicar no mouse. 
Headmouse e teclado virtualEm novembro do ano passado, enquanto fazia terapia ocupacional na AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), sua terapeuta lhe perguntou se não gostaria de testar os dois programas. Desafio topado. George diz que, para ele, foi tão fácil aprender a usá-lo, que, “em dois ou três dias de treinamento, já dominava o software”. É como se sua vida pudesse ser dividida em antes e depois dos programas. 
- Ele quebra barreiras e traz independência. 
Convidado em março deste ano para demonstrar os dois programas ao então ministro das Comunicações, Hélio Costa, e ao então presidente dos Correios, Carlos Custódio, George acabou sendo convidado para trabalhar na assessoria de imprensa dos Correios.  
Programas também ajudam vítimas de acidentes
Além de ajudar quem já nasceu com problemas de motricidade, os dois programas também vêm auxiliando pessoas que nasceram sadias, mas que, depois de um acidente, perderam os movimentos, como tetraplégicos, vítimas de derrame, amputados ou pessoas que tiveram uma lesão na medula da espinha. 
Foi o que aconteceu com o dançarino de street dance (dança de rua, em tradução livre) William Nakashima Konichi, que, ao errar um mortal na parede, caiu e perdeu os movimentos nas pernas, um pouco no braço e imobilizou as mãos. Até conhecer o Headmouse e o teclado virtual, no ano passado, Konichi usava o Motrix, software de reconhecimento de voz criado pelo Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que “achava chato”. 
Apesar de ter só usado os softwares por alguns meses em 2009 e de achar que “o único lado ruim dos softwares era a configuração, que demora muito”, Konichi diz que o Headmouse e o teclado virtual também lhe deram uma liberdade antes impensável. Há mais ou menos um ano, Konichi vem usando um trackball (mouse em forma de esfera), mas foi graças ao Headmouse e o teclado virtual, que ele  Konichi “passou a fazer muita coisa” que não fazia antes. 
- Passei a navegar na internet e a bater papo pela webcam e pelo MSN com amigos e parentes que moram longe. Para a gente, faz toda a diferença poder usar o PC.
Softwares propiciam inclusão social
Segundo a gerente de comunicação e marketing da Indra, Fabiana Rosa, desde que foram lançados na América Latina, no segundo semestre do ano passado, os dois softwares tiveram uma procura maior do que na Europa, onde foram distribuídos há dois anos e meio. Fabiana conta que, além de permitir liberdade e independência, os programas também oferecem privacidade ao usuário, ajudando-o a retomar sua vida. 
- Eles não propiciam só a inclusão digital, mas também a inclusão social dessas pessoas, que passam a poder namorar, se comunicar, bater papo e a fazer tudo o que quem não tem essas limitações faz. 
Criados na Espanha e distribuídos de graça na internet, parte da estratégia de responsabilidade social da empresa, os dois softwares foram desenvolvidos em colaboração com universidades daquele país. 
Todos os anos, a empresa investe 8% de sua receita de vendas em pesquisa e desenvolvimento, não só na criação de tecnologias acessíveis, como em soluções ligadas à perda de energia e à medição da qualidade do ar, entre outros setores. 
Em todo o mundo, os softwares já foram baixados por mais de 300 mil usuários. O Brasil lidera o número de downloads, com 22% do total mundial.

0 comentários: